Vivemos na era digital! A tecnologia está presente não somente nas grandes empresas, mas também no dia a dia das pessoas. Isso significa que também é possível adequar a educação a essa circunstância em que vivemos, de modo a transformar a tecnologia em aliada no processo educacional. Por isso, preparamos uma lista para você com as principais tendências tecnológicas na área da educação.

cell-phone-with-blank-screenA “Internet das coisas”

O termo “Internet das coisas” é utilizado para objetos usados no dia a dia que oferecem conectividade. Ou seja, celulares, tablets, leitores de e-books, computadores, etc. Isso tudo deve fazer a diferença no campo da educação, já que podem oferecer aos alunos acesso às ferramentas educacionais a qualquer instante.

Já vivemos num momento em que os aparelhos celulares permitem que as pessoas estejam constantemente conectadas. Com a evolução da internet das coisas é possível transformar esses celulares em verdadeiros mecanismos de acompanhamento da vida escolar dos alunos, além de permitir acesso virtual a ambientes como bibliotecas, laboratórios, entre outros.

pacmanGamification

Jogos eletrônicos sempre foram problemas para pais e professores. Durante muito tempo, os games foram considerados vilões do aprendizado, pois desviavam a atenção dos estudantes e impediam que eles se concentrassem em suas atividades escolares.

No entanto, tem se observado muitas mudanças nesse cenário. A tecnologia cada dia mais agrega recursos para usar os videogames em favor do processo de aprendizado.

Jogos que dialogam com história, filosofia e artes, permitem que o aluno analise e problematize situações, concentre-se e adquira conhecimentos em relação a temas importantes para sua educação. Isso facilita a tomada de consciência e ajuda a formar cidadãos mais bem preparados para a vida em sociedade.

hostingCloud Computing

Armazenar arquivos virtuais e poder compartilhá-los, sem que haja a necessidade de instalar aplicativos em diferentes máquinas de alunos, é a grande tendência dos próximos anos.

Com a evolução da tecnologia, agora é possível trabalhar com muito conteúdo mesmo sem o auxílio de dispositivos como CDs e pen drives. Basta alocar tudo numa nuvem virtual. Assim, o Cloud Computing oferece uma verdadeira revolução no campo educacional, e pode até mesmo substituir os livros pesados por arquivos virtuais e, principalmente, facilitar o acesso a esse material.

computer-screenAudiovisual

Cada vez mais fica fácil produzir material audiovisual. Basta ver a quantidade de programas disponíveis gratuitamente ou por serviços de streaming na internet. Isso pode significar mudanças também nas escolas, pois permite que professores e alunos trabalhem com materiais educativos capazes de oferecer melhor compreensão de cada matéria.

book-with-cursorOutras tendências da tecnologia na educação

Pensar no futuro da educação envolve saber aplicar os diferentes e novos recursos que surgem a cada instante. Quando o educador não se apropria das novidades para fins educativos, ele dá espaço para que as novas tecnologias acabem agindo de maneira contrária da ideal, ou seja, prejudicando o rendimento do aluno na sala de aula.

O uso da tecnologia na educação é algo inevitável. É importante saber lidar com as tendências pode garantir um melhor processo de ensino no futuro.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira aqui mais sobre educação tecnológica.

Leia também: