6 formas de fazer os alunos mais participativos com ferramentas online

Manter a atenção de jovens e adolescentes em sala de aula não é tarefa das mais fáceis. Além da peculiaridade da idade — que faz com que o mundo escolar pareça sempre muito chato — as aulas expositivas são vistas como morosas e tediosas, o que pode resultar em desinteresse e baixo aprendizado.

As ferramentas digitais podem ser ótimas alternativas para tornar a metodologia de ensino mais atrativa e estimular a participação. Confira algumas dicas de como conseguir maior participação dos estudantes com a ajuda de plataformas e ferramentas online:

Estimula aos trabalhos em grupo com troca de informação

O Google Drive é uma plataforma que permite que o aluno crie e compartilhe textos, planilhas e apresentações. Essa ferramenta pode ser utilizada para estimular a troca de informações e o trabalho colaborativo, já que é possível manter os documentos editáveis para todos os participantes do grupo.

Uso de materiais extraclasse digitais

O Blogger pode ser uma ótima ferramenta de aprendizado, já que permite criar um canal personalizado para a turma compartilhar links, textos e outros materiais extracurriculares. O formato permite uma linguagem menos formal e pode ser um espaço para publicação dos trabalhos dos alunos — o que é um estímulo para tarefas mais criativas que poderão ser compartilhada em suas próprias redes sociais.

Uso de videoaulas

O vídeo é uma linguagem que chega com facilidade aos estudantes e tem grande potencial de segurar a atenção e gerar compartilhamento. O Animoto é uma ferramenta de uso fácil destinada à criação de apresentações audiovisuais — a plataforma disponibiliza tutoriais que auxiliam os professores a criarem os vídeos educativos com inclusão de clipes, textos e imagens. É possível, ainda, compartilhar os vídeos através de e-mail, site ou blog. O trabalho também pode ser postado no YouTube.

Ilustrações com infográficos

Infográficos são recursos didáticos valiosos para ilustrar as informações e facilitar a compreensão do que está sendo comunicado — e tem grande apelo participativo. O Easelly é um site que ajuda a construir infográficos criativos e inovadores — além de disponibilizar ferramentas para melhorar o que você criou e tornar o conteúdo mais claro e atrativo.

Uso de imagens interativas

O hipertexto é uma linguagem muito familiar para os estudantes, que são grandes usuários dos textos de internet. Esse recurso tem a vantagem de permitir incluir diversas informações relacionadas ao assunto principal, expandindo as possibilidades de oferta de conteúdo. A plataforma Thinglink oferece essa possibilidade de adicionar hipertextos multimídias no material didático das aulas. Ela permite incluir em uma apresentação uma série de opções interativas — balões explicativos, vídeos, links, fotos e imagens — tornando o conteúdo mais rico e interessante.

Editores de Imagens Online

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! O Canva foi criado há menos de 5 anos e já conta com 10 milhões de usuários, por 197 países. O site do serviço foi lançado recentemente no Brasil e parece que ele está tendo uma ótima aceitação.

Visitas virtuais

Museus nacionais e internacionais digitalizaram suas obras e as disponibilizaram em seus sites — o que abre um leque de opções para ilustrar a matéria trabalhada em sala de aula com obras expostas em grandes acervos do Museu Virtual de Brasília, do Museu Virtual de Ouro Preto, do Van Gogh Museum, do American Museum of Natural History, do British Museum, entre muitos outros.

Uma grande novidade que está sendo apresentada às escolas é o Google Expedition, que possibilita expedições virtuais, por meio da realidade virtual e levam os alunos para lugares distantes como Tenochtitlan, a capital do Império Asteca.

Essas são apenas algumas possibilidades, muitas outras ferramentas online podem ser incorporadas ao plano de aula para ajudar os professores a estimular a participação dos alunos.

Deixe seu comentário sobre essas e outras ferramentas que você utiliza ou gostaria de utilizar em sala de aula!

QI_CTA_GuiaIProfessores


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.