Publicado em 13 Março 2018

Hoje em dia investir em tecnologia já faz parte do dia a dia de empresas de vários setores.

A adoção de soluções de TI é compreendida pelo mercado como uma forma inteligente de solucionar gargalos operacionais, evitar erros, reduzir custos e trazer mais flexibilidade para o ambiente corporativo. Além disso, as ferramentas de TI corretas podem trazer mais competitividade para a empresa, colocando-a em um lugar de destaque no mercado.

Para garantir que a empresa possa beneficiar-se dessas soluções, a gestão da mudança é um dos primeiros passos a serem tomados. Essa estratégia reduz riscos, melhora os ganhos obtidos pelo negócio e dá mais agilidade à empresa.

Se você quer saber como uma política de gestão da mudança funciona e como ela pode ser aplicada ao investir em tecnologias como a nuvem, veja o nosso post abaixo!

Quais os benefícios da gestão da mudança

A gestão da mudança no ambiente corporativo ajuda a garantir que a companhia possa migrar para novas ferramentas de TI da forma mais suave possível. A transição será com poucos conflitos e erros solucionados rapidamente, evitando que o negócio tenha dificuldades para atingir um bom retorno sobre o seu investimento.

Isso valerá para a adoção de novas tecnologias em toda a empresa. Os profissionais conseguirão solucionar dúvidas e compreender como a ferramenta impactará no seu dia a dia facilmente. E com uma migração mais simples e eficaz, a empresa poderá desfrutar todos os ganhos em potencial do novo investimento.

Como a gestão da mudança deve ser adotada no ambiente corporativo

A gestão da mudança envolve uma série de estratégias. A mais básica é o investimento em comunicação. O setor de TI deve informar a todos os setores que serão afetados pela nova ferramenta como ela será implementada, os seus benefícios e vantagens.

Treinamentos também podem ser realizados. Aliados a uma boa comunicação, eles aumentam o engajamento do profissional que utilizará a ferramenta, além de reduzir conflitos e tornar a adaptação para o novo sistema mais rápida.

Uma boa gestão de mudança envolve o uso de indicadores de desempenho e outros mecanismos para monitorar a solução de TI que foi adotada. Essas estratégias dão ao gestor de TI a capacidade de mensurar com precisão como cada sistema impactou no dia a dia do negócio, rastrear erros e eliminar gargalos operacionais.

A importância de um parceiro estratégico para evitar problemas com a gestão da mudança

O apoio de um parceiro estratégico pode ser crucial para o negócio realizar uma mudança mais inteligente e rápida. A companhia terá o apoio de especialistas para solucionar dúvidas e definir a melhor estratégia para implementar um novo sistema de cloud computing. Lembre-se que, conforme apontado pelo relatório da Willis Towers Watson, companhias que buscam essa estratégia possuem um retorno sobre o investimento três vezes maior.

Na Qi Network, possuímos profissionais qualificados para auxiliar o negócio. Somos uma empresa com um time de TI com a certificação Google Cloud, uma garantia do nosso compromisso com a qualidade e uma rotina de trabalho de alta performance. Assim, a sua empresa pode garantir que conseguirá efetuar uma implementação da nuvem livre de erros.

Problemas em potencial são identificados. Ao mesmo tempo, técnicos avaliarão quais os possíveis impactos causados pela nova solução e o seu processo de implementação, reduzindo riscos e dando mais foco na integração da nuvem no dia a dia do negócio.

Por meio de um plano de comunicação estruturado, o cronograma será apresentado a todos os profissionais, permitindo que o planejamento ocorra sem conflitos. E sabendo dos benefícios da nova aplicação, a empresa conseguirá integrar profundamente a solução no seu dia a dia.

Treinamentos também são realizados. Isso evita que os profissionais tenham dificuldades para adaptar-se a nova solução, ao mesmo tempo em que diminui o tempo de adaptação a nova plataforma. E com indicadores e métricas de adoção, a empresa poderá identificar com precisão como a ferramenta de cloud computing afetou os ganhos obtidos a médio e longo prazo.

Quer saber mais sobre como a Qi Network pode auxiliar o seu negócio a ter uma gestão da mudança livre de problemas? Então conheça os nossos serviços!

QI_CTA_CulturaDeInovacao