Publicado em 4 novembro 2020

Quando se fala em inovação, muitos gestores acreditam que isso significa tornar o ambiente mais agradável para os colaboradores e implantar algumas tecnologias para facilitar o dia a dia. Mas para ser uma empresa verdadeiramente inovadora, transformações profundas são necessárias. Ter uma infraestrutura flexível, por exemplo, é fundamental para se manter no mercado e garantir escalabilidade.

Neste artigo, entenda os benefícios de modernizar a infraestrutura da sua empresa, saiba como o Google pode auxiliar nessa transformação e conheça o caso de uma franquia internacional de restaurantes que obtêm mais sucesso com a nuvem.

Inovação organizacional requer modernização de infraestrutura

Se sua empresa está decidida a inovar, transformações na estrutura da empresa são necessárias, inclusive na relação com o mercado, clientes e fornecedores. O objetivo disso, em última instância, é aumentar a satisfação dos seus clientes.

Para isso ser viável, é preciso atualizar processos, produtos, serviços, modelos de negócio, seja para inovar aumentando a produtividade, a inteligência de dados para a tomada de decisão, ou mesmo para modernizar a infraestrutura de TI, o que trará ganhos operacionais. Dessa forma, sua empresa pode se destacar e otimizar  seus resultados.

Mas afinal, por que é importante ter uma infraestrutura flexível?

A modernização de infraestrutura é uma das categorias mais relevantes na inovação organizacional, pois é muito importante para impulsionar novos modelos de negócios, otimizar esforços operacionais e também para reduzir custos de TI.

Quando falamos de infraestrutura flexível, nos referimos àquela em nuvem, que daqui uns anos será adotada por todas as empresas que almejam permanecer no mercado. O que contribui para isso, é o desenvolvimento de tecnologias específicas que ampliam a capacidade e a segurança dos dados armazenados em nuvem.

Devido a esses avanços tecnológicos, não é interessante continuar a armazenar dados em servidores físicos locais ou mesmo em data centers terceirizados. Alguns gestores ainda preferem estes porque acreditam que oferecem mais segurança e facilidade para a gestão. No entanto, ataques cibernéticos, erros, subdimensionamento e outros problemas de infraestrutura ocorrem de forma recorrente, como todos sabemos.

Além disso, os benefícios encontrados em servidores físicos não superam os oferecidos pela nuvem, mais segura e acessível. A tecnologia do servidores em nuvem conta, por exemplo, com recursos de criptografia, sistema de recuperação de dados e bloqueio contra ameaças

Mas há outros benefícios em migrar a infraestrutura para a nuvem. Confira a seguir.

1. Compliance

Graças à infraestrutura em nuvem, as empresas podem estar em conformidade com diferentes normas como a LGPD e outras específicas de cada segmento. 

2. Foco em atividades estratégicas

A nuvem proporciona não apenas mais segurança e capacidade de armazenamento de dados, como também otimiza diversos processos. Assim, os profissionais da sua empresa não perdem tempo com atividades operacionais e repetitivas e conseguem concentrar sua atenção em assuntos estratégicos, o que oportuniza a continuidade da inovação.

3. Maior mobilidade

Todas as ferramentas usadas pela sua empresa podem ser armazenadas na nuvem, o que a torna acessíveis de qualquer lugar, a qualquer horário e de modo simultâneo. Basta ter um dispositivo conectado à internet para acessar documentos e executar tarefas com muito mais facilidade e agilidade.

4. Alta disponibilidade

Com os recursos oferecidos pelo Google Cloud, o acesso aos arquivos e sistemas em nuvem ficam disponíveis em mais de 99,9% do tempo, sem qualquer custo extra para isso.

5. Redução de custos

Custos de backup e de infraestrutura local são reduzidos com a migração para a nuvem, pois não há necessidade de instalação de hardware na empresa, tampouco a atualização de softwares, o que também otimiza o investimento em equipes de TI. Em servidores em nuvem, você só paga pelos recursos utilizados. 

6. Escalabilidade

A infraestrutura da nuvem pode aumentar, sem nenhuma dificuldade, as transações da sua empresa, o número de usuários e os processos executados, sem exigir novos investimentos em máquinas físicas ou ampliação do espaço local (que geralmente é um processo lento e que retarda a inovação de processos e negócios). 

Os servidores em nuvem possuem ferramentas que acompanham as demandas da empresa a todo momento. Quando houver necessidade de mais espaço para armazenamento de dados, em períodos de pico ou até em horários específicos, o próprio sistema consegue ampliar conforme a necessidade da empresa. O mesmo vale para redução do espaço, garantindo a utilização otimizada dos recursos na nuvem. 

Portanto, para cada negócio, uma contratação diferente de serviço pode ser feita. Assim, pode-se inovar nos modelos de negócios que requerem infraestrutura com maior flexibilidade e elasticidade.

Como migrar para uma infraestrutura flexível do Google Cloud com a Qi Network

Como você viu, os benefícios de uma infraestrutura em nuvem favorecem o crescimento da produtividade das equipes e novas oportunidades de negócio, sempre conforme as necessidades dos clientes.

Para migrar para uma infraestrutura flexível, o Google oferece as melhores soluções do mercado. Não é por acaso que o Google Cloud foi eleito o líder no mercado de infraestrutura como serviço em nuvem no Quadrante Mágico do Gartner em 2019.

Sua empresa pode desativar ou consolidar servidores físicos locais, migrar dados e cargas de trabalho, modernizar aplicativos ou sair de um outro provedor de serviços em nuvem e migrar para os serviços do Google. 

Confira as principais vantagens:

    • Migrar para uma nuvem mais segura: com riscos reduzidos de ameaças e maior proteção de dados;
    • Crescer com maior confiança em estrutura personalizada: sua empresa pode executar diversos softwares, produtos e serviços no Google Cloud, com maior desempenho, agilidade e redução de custos;
    • Modernizar no ritmo desejado: de acordo com o seu planejamento, crie, gerencie e execute aplicativos híbridos no seu servidor físico ou em nuvens públicas.

 

 

Soluções e produtos para migração

A escalabilidade é viável por meio de soluções e produtos Google desenvolvidos para fazer uma migração personalizada para cada empresa. Conheça três opções:

Migração de VMs

Para evitar ciclos de atualização caros, é ideal mover as Máquinas Virtuais para a nuvem. Com essa solução Google, você otimiza o desempenho, o escalonamento e a segurança e reduz os custos locais. 

Migração de banco de dados

Ao transferir os bancos de dados da sua empresa para a nuvem, você pode executar e gerenciar seus aplicativos em escala global, enquanto otimiza seu trabalho para ter mais eficiência e flexibilidade.

VMware Engine

Ideal para migrar e executar as suas cargas de trabalho do VMware de maneira nativa no Google Cloud, aproveitando sua infraestrutura de alto desempenho.

E ainda há outras soluções e produtos disponíveis para escalonar a infraestrutura em nuvem e impulsionar seus negócios.

Como a Pizza Hut otimizou seu atendimento digital ao cliente

Com o objetivo de entregar rapidamente sua pizza “quentinha” para os clientes, a Pizza Hut decidiu migrar para uma infraestrutura de dados mais flexível. Para isso, a franquia norte-americana optou por um modelo de nuvem híbrida pública — numa arquitetura de container — e aproveitou os serviços oferecidos pela Google Cloud Platform (GCP), mais especificamente o Google Kubernetes Engine (GKE).

A equipe de infraestrutura digital da Pizza Hut passou a migrar seus serviços de back-end para um ambiente orientado a microsserviços. O serviço de localização, por exemplo, foi desenvolvido no GKE devido a sua capacidade de responder picos de tráfego e escalonar rapidamente. Dessa maneira, o restaurante consegue monitorar quanto tráfego cada serviço está obtendo e projetar a infraestrutura necessária para a atender às crescentes solicitações, como também reduzir para economizar custos se a demanda cair.

Em 2017, a franquia lançou seu Pizza Hut Delivery Tracker — habilitado pelo GCP — para permitir que seus clientes visualizem dados sobre a rapidez com que as pizzas estão sendo entregues. Este serviço também é monitorado através do Cloud Datastore e Cloud Endpoints.

Outra ferramenta desenvolvida no GKE — Stack Driver Trace —, identifica os pontos onde o tempo processamento está maior e faz o diagnóstico do problema. Dessa forma, com a migração para uma infraestrutura mais flexível, a Pizza Hut conseguiu inovar e  atender melhor seus clientes em serviços de entrega, garantindo também a qualidade do produto.

Um case de sucesso semelhante é o da Microwork, que com o apoio da Qi Network, eliminou os problemas de instabilidade nos sistemas com a infraestrutura na nuvem. A empresa trabalha com o desenvolvimento de softwares para gestão concessionária, e volta e meia sofria com a queda dos sistemas, principalmente em dias de pico, o que prejudicava o atendimento aos clientes e gerava grande insatisfação. Para mudar essa situação, a Microwork resolveu migrar para o Google Cloud Plataform com o apoio da Qi Network.


Leia o case completo e entenda como a Microwork garantiu maior disponibilidade em sua infraestrutura na nuvem!



Inove seus modelos de negócio com a nuvem

Uma infraestrutura flexível traz vantagens para empresas de qualquer porte e ramo. Inclusive, a tendência é que a migração para a nuvem cresça nos próximos anos, sendo pré-requisito para se manter no mercado. A produtividade das equipes é otimizada, novas oportunidades surgem e seus clientes ficam mais satisfeitos.

Mas para fazer a migração da melhor forma para seu negócio, é melhor contar o apoio de um parceiro eficiente. A Qi Network é especialista em inovação na nuvem e pode ajudar você! Entre em contato conosco e não deixe de acompanhar nosso blog!