Publicado em 16 Janeiro 2018

Parte integrante do G Suite, o Gmail traz uma série de facilidades para o ambiente corporativo.

Ele é mais rápido, confiável, contém recursos inteligentes para garantir a segurança dos seus dados, e pode ser acessado tanto do computador quanto no smartphone.

Se você ainda se sente inseguro para começar a usar o Gmail em sua empresa, porque imagina que vai perder todos as mensagens que já recebeu em outra plataforma, pode se tranquilizar: é bastante simples e rápido realizar a migração de e-mails para o Gmail.

Além das mensagens, também é possível migrar dados como compromissos inseridos na agenda, contatos, entre outros. Se você e a sua equipe utilizam o Microsoft Outlook no dia a dia, por exemplo, poderá transferir as suas informações para o G Suite com facilidade. Veja a seguir tudo o que você precisa conhecer para fazer a migração de e-mails para o Gmail!

Qual solução utilizar?

A sua empresa está precisando migrar dados de outro serviço para o G Suite? Então, a boa notícia é que você pode aproveitar uma solução rápida e fácil para fazer a migração de e-mails para o Gmail. Isso é possível graças a uma ferramenta do próprio Google que integra o sistema e faz todo o trabalho para você. Para isso, basta instalar e abrir o G Suite Migration for Microsoft Exchange (GSMME).

Esse utilitário migra o e-mail, agenda e os contatos do seu Exchange Server para a sua conta no G Suite. Ele também funciona com Novell, GroupWise e até contas gratuitas do Gmail. O GSMME se adapta perfeitamente a uma larga escala, sendo capaz de transferir apenas os seus dados ou de um grupo de pessoas.

Como usar o GSMME?

O GSMME possui etapas muito claras de uso que permitem configurar adequadamente o que será feito. Na tela de configurações do GSMME, você deve especificar o tipo de servidor de onde virão os dados, preencher as informações de IP e as suas credenciais para permitir o acesso. É necessário utilizar uma conta de administrador do G Suite para realizar o processo.

Durante essa etapa, poderá ser selecionado quais dados deseja migrar. A partir dessa tela, você também pode acessar uma estimativa da quantidade de informações que serão transferidas, para ter uma ideia do tempo que irá demorar. Quando tudo estiver pronto, basta iniciar a migração.

O que é possível transferir com o GSMME?

O GSMME é capaz de migrar os seguintes dados: e-mails, agenda, contatos pessoais e globais, tarefas, feeds RSS e observações. Em média, a duração da migração depende de variáveis como o poder de processamento do computador e a quantidade de dados a serem transferidos. O GSMME também permite transferir de um endereço de e-mail gratuito do Gmail, por meio de uma conta Google.

No caso de uma migração de e-mails para o Gmail são transferidas mensagens, estado de lido ou não lido, itens excluídos, pastas e anexos. Na agenda, você pode acessar os compromissos, status de participação e lembretes. Já em relação a contatos, são migrados dados como nomes, e-mails, endereços, entre outras informações.

Tudo pronto para realizar a sua migração de e-mails para o Gmail? Trata-se de um excelente solução de e-mail para as atividades do dia a dia, e você pode trazer todas as suas informações para essa nova estrutura com facilidade, sem causar nenhum transtorno no seu trabalho ou para a sua equipe.

Quer saber mais sobre tudo o que o G Suite pode levar para a sua empresa? Então, entre em contato conosco pelo site!

QI_CTA_GuiaGmail