Publicado em 24 agosto 2018

Equipes digitais são reflexo de empresas digitais, que investem em tecnologias e ambientes que viabilizam maior cooperação, comunicação e desenvolvimento de projetos inovadores com segurança e sem burocracia. Neste artigo, abordamos alguns dos desafios para o desenvolvimento dessas equipes e como CIOs podem aproveitar os programas da Qi Network. Confira!

A transformação digital nas empresas é marcada pela adoção de novas ferramentas, automatização de processos e principalmente pelos novos modelos de gestão e organização de equipes. Para alcançar a maturidade digital, aumentar a produtividade e competitividade de mercado, é fundamental investir no desenvolvimento de equipes digitais que tenham habilidades compatíveis com os negócios na indústria 4.0.

Além de realizar o recrutamento e seleção de talentos digitais, as organizações devem preparar os atuais colaboradores para atender as necessidades do mercado e alcançar novos resultados. O maior desafio está na migração dos modelos tradicionais de gestão, hierarquia e trabalho, para sistemas mais abertos, colaborativos e flexíveis. A boa notícia é que com o uso de tecnologias adequadas e o apoio de especialistas, esse processo é simplificado e acelerado.

Suporte ao desenvolvimento de equipes e adoção de ferramentas digitais com a Qi Network

Novas tecnologias impulsionam o desenvolvimento de várias habilidades como a experimentação, criatividade e o trabalho em equipe – características fundamentais nas equipes digitais. Com a adoção das ferramentas do G Suite, por exemplo, os funcionários podem assumir um comportamento diferenciado frente às demandas e metas da organização, otimizando suas tarefas, melhorando a comunicação e aumentando a produtividade.

Ao invés de perder tempo com processos burocráticos e lentos, como o armazenamento e localização de arquivos em servidores físicos, os profissionais adquirem maior liberdade para executar suas tarefas com os sistemas em nuvem. Um exemplo é de como as ferramentas digitais potencializam o papel dos especialistas e técnicos de TI. O mesmo princípio pode ser aplicado aos demais setores de uma empresa. O fato é que equipes digitais são movidas por instrumentos inovadores que viabilizam suas atividades e projetos.

Esses benefícios são resultados de um processo de migração bem estruturado, organizado e planejado, que visa promover o desenvolvimento dos colaboradores e atingir outros objetivos como redução de custos, aumento da segurança e da competitividade de mercado.

Adotar tecnologias sem o apoio de especialistas em estratégias para os negócios pode ser tão arriscado quanto não adotar ferramentas digitais ou ficar estagnado frente às mudanças da Indústria 4.0. Afinal, corre-se o risco de um software, sistema ou aplicativo não atender a reais necessidades e objetivos da organização a curto e longo prazo. Por isso é fundamental buscar o apoio de profissionais que tenham experiência reconhecida e possam auxiliar os líderes a construir uma estratégia segura, que gere os resultados esperados.

Na prática, não basta apenas adotar ferramentas e instrumentos eletrônicos sem uma estratégia que possa acompanhar o contínuo progresso e desenvolvimento das equipes digitais. Uma estratégia eficiente envolve várias ações, como:

 

– definição de objetivos e metas;
– identificação de processos ultrapassados e lentos;
– adoção de tecnologias e ferramentas específicas para a organização;
– migração, treinamento e adaptação para novos serviços;
– desenvolvimento de uma nova cultura organizacional;
– contínuo aprendizado e amadurecimento digital.

As empresas que ainda não iniciaram suas ações rumo ao desenvolvimento de equipes digitais e organizações digitais, devem correr. Segundo a Forrester Research, apenas 12% dos empreendimentos que pertenciam a Fortune 500 em 1995, permanecem hoje na lista. Esse dado está atrelado ao intenso e veloz processo de transformação digital imposto às instituições que, como indicado, envolve várias ações, entre elas o desenvolvimento de equipes digitais.

Para acelerar esse processo, com segurança e eficiência, os líderes organizacionais podem contar com o apoio dos profissionais da Qi Network, uma das poucas parceiras Premier do Google no Brasil. Mais do que trabalhar com as soluções do G Suite, a Qi Network, desenvolve estratégias de negócios e um planejamento focado nos objetivos das empresas, avaliando os serviços e tecnologias necessárias para cada etapa.

Além do Programa de Mentoria, os especialistas da Qi Network também trabalham na criação de serviços personalizados e soluções exclusivas para as empresas, que visam automatizar as atividades, ganhar produtividade e reduzir custos. Ademais, durante todo o processo de migração e amadurecimento digital da empresa, os líderes podem contar com treinamentos e suporte focados nas necessidades da organização.

Entre em contato agora mesmo e solicite uma apresentação de nossos serviços. Conheça também o nosso programa de Mentoria.