Publicado em 7 novembro 2017

Foi-se o tempo em que, para realizar uma comunicação eficiente, era necessário reunir todos os interlocutores em um mesmo lugar.

Hoje, diversas tecnologias permitem a realização de reuniões com pessoas de qualquer localidade através de apenas um aplicativo de videoconferência — como o Google Duo — e, claro, conexão com a internet.

Essa possibilidade para empresas que possuem sedes em vários locais, funcionários externos ou mesmo as que não possuem um endereço físico é uma ótima solução. Videoconferências geram uma economia grande de tempo e agilidade nos processos da empresa.

Pensando em você, que precisa desse tipo de serviço para a sua empresa, mas ainda não sabe muito bem como essa tecnologia funciona, criamos este artigo. Nele, você vai saber mais sobre o Google Duo e aprender a realizar uma videochamada com facilidade. Continue lendo!

O que é o Google Duo?

O Duo é uma funcionalidade desenvolvida em 2016 pela empresa Google que permite a realização de chamadas em vídeo com rapidez e maior qualidade de imagem. A ferramenta está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e é exclusivo para conversas em vídeo.

Através do aplicativo — que pode ser utilizado em conjunto com o WhatsApp —, é possível se comunicar com funcionários externos, clientes e fornecedores em poucas etapas sem precisar criar uma conta ou usuário: apenas um número de telefone celular já é o suficiente.

A grande diferença em relação a outros aplicativos de chamada de vídeo, como o Skype, é a estabilidade da conexão. A ferramenta do Google promete uma comunicação melhor, mesmo que o usuário não possua uma internet de grande velocidade.

Outra vantagem que pode ser um bom incentivo para você começar a usar o Google Duo em suas videochamadas é a garantia de segurança quanto ao conteúdo da mensagem. No aplicativo, as chamadas são criptografadas de “ponta a ponta”, o que significa que não existe possibilidade de um terceiro elemento não convidado saber o teor da comunicação.

Como utilizar o Google Duo em videoconferências?

Para realizar uma videoconferência com funcionários externos, é necessário que você possua um aparelho de celular com os sistemas Android ou iOS e siga as etapas abaixo:

Passo 1: Instale o aplicativo

Acesse o Google Play ou a App Store para fazer o download do software. Em seguida, você terá que conceder o acesso ao microfone, câmera e aos contatos do seu telefone. Tudo isso é feito na interface do aplicativo de maneira bem simples.

Passo 2: Verifique o número da sua conta

Você deve fornecer um número de telefone para ativar a conta. Não é necessário criar login com e-mail ou uma conta do Google, apenas uma mensagem será enviada para seu número e a confirmação é automática.

No entanto, se você quiser — ou precisar — acessar o aplicativo em outro celular, terá que realizar essa etapa novamente.

Passo 3: Conecte-se a outro usuário

Pronto, o dispositivo já está configurado para realizar videochamadas. Agora, é só selecionar na sua lista de contatos a pessoa com quem deseja se comunicar e iniciar uma chamada de vídeo.

Viu como é rápido e prático realizar uma videoconferência através do Google Duo com seus funcionários externos? A praticidade do dispositivo móvel junto com a facilidade de uso do aplicativo tornam ainda mais eficiente a comunicação entre gestores, clientes, fornecedores e colaboradores.

E então, gostou do conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre como o Google Duo pode ajudá-lo? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência conosco!

QI_CTA_eBook20_GestaoDocumental

Leia também: