Publicado em 22 junho 2017

Não é novidade que as maiores empresas de tecnologia da atualidade estão sempre investindo em soluções inovadoras para problemas cotidianos da vida moderna.

Dentre os principais esforços das companhias, podemos citar o aperfeiçoamento do conceito de mobilidade. Os smartphones estão cada vez mais preparados para facilitar a vida das pessoas e permitir que elas realizem uma série de tarefas em movimento.

Pensando nisso, o Google lançou um recurso que promete otimizar o envio de e-mails por meio de dispositivos móveis. Estamos nos referindo às respostas inteligentes do Gmail. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que são as respostas inteligentes do Gmail?

Respostas inteligentes do Gmail — ou Smart Reply, como também é conhecido — é um recurso capaz de apresentar a força do Google em machine learning, umas das maiores vertentes de inteligência artificial da atualidade.

A ferramenta que mistura Inteligência Artificial e tecnologia móvel é uma solução para otimizar o envio de e-mails para os usuários, principalmente enquanto estão em movimento ou em situações de difícil acesso ao teclado do aparelho.

Muitos não sabem, mas as respostas inteligentes do Gmail começaram como parte do aplicativo alternativo de e-mail do Google para celulares, o Inbox. Atualmente, cerca de 12% das respostas enviadas por meio do aplicativo utilizam o recurso Smart Reply.

Como o recurso funciona?

As respostas inteligentes do Gmail, basicamente, utilizam o machine learning para oferecer aos usuários as melhores interações com base em seu perfil. Ao receber uma mensagem, a ferramenta fornece ao usuário três respostas geradas pelo sistema com base no conteúdo recebido.

Por exemplo, se você receber um e-mail de um amigo o convidando para uma festa de aniversário no domingo, a aplicação gerará automaticamente três possíveis respostas que você daria a respeito do assunto, fazendo com que você só clique em um botão em vez de precisar redigir uma mensagem.

Ou, se você preferir, pode editar a mensagem sugerida. De qualquer forma, economizará tempo e o machine learning gravará suas preferências, tornando as próximas interações ainda mais práticas e eficientes.

As mensagens sugeridas são baseadas no perfil de utilização e na forma como o usuário se comunica, para que seja possível responder e-mails sem muito esforço quando se está em movimento.

Como a ferramenta será disponibilizada e qual a sua utilidade?

A princípio, as respostas inteligentes do Gmail serão disponibilizadas em todo o mundo, mas somente nos idiomas inglês e espanhol e para usuários que tenham uma conta no Gmail para Android e iOS. Entretanto, a previsão é de que outros idiomas sejam implementados em breve.

Considere um usuário que tem uma rotina agitada e que está sempre com pressa, locomovendo-se da casa para o trabalho, do trabalho para a faculdade e assim por diante todos os dias.

Além disso, esse usuário está sempre recebendo e-mails profissionais e pessoais durante o dia, entre outros assuntos. Para manter um equilíbrio entre sua vida profissional e social, nada melhor do que uma pequena ajuda tecnológica.

A tendência é que as respostas inteligentes do Gmail tornem-se cada vez mais inteligentes, já que gravam as preferências do usuário por meio de algorítimos de inteligência artificial. Isso significa que com um certo tempo de uso o aplicativo praticamente responderá os e-mails no lugar do usuário.

Se você gostou do artigo sobre o recurso de respostas inteligentes do Gmail, assine nossa newsletter e fique por dentro das maiores novidades em tecnologia!

QI_CTA_eBook22_FerramentasAdvogados

Leia também: