Publicado em 3 novembro 2016

Aprimorar processos e aumentar a eficiência de sua equipe fica mais próximo da realidade com a adoção de KPIs capazes de avaliar com precisão a performance do seu time.

Essas métricas são funcionais para analisar se as coisas vão bem na sua TI. Elas podem ajudar a gestão a tomar decisões certeiras e a definir regimes de boas práticas capazes de transformar seus resultados.

Conheça os principais indicadores de desempenho de TI e entenda como eles são medidos.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho de TI?

Capacidade

Indicadores de capacidade são aqueles que medem a relação entre o que sua empresa é capaz de produzir em um determinado intervalo de tempo. Pense em uma linha de montagem produzindo 2 mil peças de um determinado produto.

Produtividade

Indicadores de produtividade, por sua vez, avaliam os recursos em função de seu desempenho, ou seja, quanto trabalho precisa ser empenhado para obter um determinado resultado.

Qualidade

Indicadores de qualidade, como o nome já indica, determinam a eficiência de sua organização. Seu cálculo é feito levando em consideração sua produção total e a conformidade do resultado, ou seja, devem ser descartados os produtos que não podem ser comercializados.

Demais indicadores

Outros indicadores ajudam as empresas na tomada de decisões, como os de lucratividade, rentabilidade, competitividade e valor. Seu uso é benéfico, pois é possível compreender em detalhes as etapas do processo de produção e determinar com exatidão sua eficiência.

Resultados consolidados e determinados por meio de indicadores padrão são importantes na gestão de processos BPM e estratégicos para o crescimento do seu negócio.

Quais são alguns desses Indicadores de desempenho de TI?

Solução de chamados/tempo

Uma das maneiras mais simples de avaliar a produtividade de sua TI é determinando o tempo necessário para a solução de chamados. Coletar dados que os identifiquem por tipo, complexidade e prioridade é uma boa forma de compreender de vez onde sua empresa deve investir para se tornar mais eficiente.

Entregas/prazo

Avaliar a quantidade de entregas dentro do prazo permite definir a capacidade real que seu negócio tem de produzir. Assim, gestores conseguem dimensionar novos projetos de acordo com os recursos de que dispõem e avaliar o desempenho de suas organizações.

Erros/projeto

A qualidade das entregas deve ser avaliada em função da quantidade de vezes que sua TI não conseguiu completar uma determinada tarefa. O número de erros detectados ao longo de cada projeto é um indicador de desempenho que mostra que processos precisam ser ajustados e indica como.

Gravidade

É impossível implementar soluções com 100% de eficiência o tempo todo. Avaliar que tipos de erros que a sua equipe está cometendo ao longo das operações é tão importante quanto quantificá-los. Erros graves, que resultam em atrasos e re-trabalhos, devem ser prioridade para a melhoria da gestão.

Medidores de impacto

Uma das coisas mais importantes ao implementar indicadores de desempenho de TI em sua gestão é mensurar a eficiência deles. Comparar seu desempenho antes e depois dos KPIs, dá à sua empresa uma dimensão do impacto dessas iniciativas na geração de resultado.

Isso significa o surgimento de novos negócios, um aumento da percepção de satisfação junto ao cliente e como isso se compara ao seu planejamento.

Como escolher os Indicadores de desempenho de TI?

Comparar o desempenho de sua empresa com a concorrência é hoje mais simples do que nunca. Por meio do site KPI Library, gestores podem descobrir os principais indicadores utilizados em outras companhias e implementar soluções melhores em suas próprias organizações. A página é uma construção colaborativa e conta com os melhores KPIs para qualificar seu BPM.

Agora que você já conhece os indicadores de desempenho de TI mais utilizados e sabe qual a função deles, que tal descobrir outras formas de aumentar a produtividade de sua organização? Confira as principais estratégias para a gerência de TI!

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