Publicado em 4 dezembro 2018

Com o surgimento constante de novas tecnologias e serviços inovadores no mercado, uma dúvida comum entre os líderes e gestores é sobre o verdadeiro potencial das ferramentas digitais para promover a inovação das empresas. Como abordado em outros artigos aqui no Blog da Qi Network, a transformação digital é um processo contínuo que envolve vários aspectos como a formação de uma equipe digital e uma cultura organizacional mais colaborativa.

Nesse sentido, as novas ferramentas digitais têm a capacidade de ampliar e aperfeiçoar várias habilidades dos funcionários e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras. Pois, mais do que ter um computador com programas de texto e acesso à internet, as equipes digitais demandam instrumentos específicos que dêem maior agilidade e segurança para execução dos projetos. Assim, as empresas devem investir em instrumentos que otimizem os fluxos de trabalho, aumentem o desempenho e a proteção das informações.


Contudo, dado o grande volume de softwares, aplicativos e instrumentos digitais disponíveis no mercado, é essencial estabelecer um planejamento estratégico visando eliminar atividades e instrumentos obsoletos. Para isso é necessário avaliar os objetivos do negócio e considerar o papel dos instrumentos digitais para manter a concorrência do mercado.

Ferramentas digitais essenciais para impulsionar a inovação nas empresas

Antes de buscar tecnologias emergentes, como o big data, machine learning e a internet das coisas, os líderes e gestores das empresas devem investir em sistemas que dêem o suporte necessário para a execução de projetos e atividades mais complexas. Sem um canal de comunicação centralizado, por exemplo, podem ocorrer diversos problemas e desencontro de informações nas equipes. Abaixo, listamos outras ferramentas base para estruturar a comunicação, a colaboração e o desenvolvimento de atividades. Confira:

 

  • E-mail: o serviço de troca de mensagens por e-mail não é nenhuma novidade. Todo profissional sabe a importância desse serviço para o contato com clientes, negociações e resolução de problemas pontuais. Com o crescimento e a digitalização das empresas é essencial que os gestores e líderes busquem ferramentas de e-mail avançadas e inovadoras, que estejam integradas a outros serviços e ampliem a segurança do negócio.

    Com o Gmail os usuários podem ter um e-mail institucional, como contato@qinetwork.com.br, e ainda vários outros recursos que estão integrados ao serviços do G Suite. Na mesma página de acesso às mensagens enviadas e recebidas, os usuários têm acesso ao sistema de chat, agenda, tarefas e notas – de forma simples e prática.

 

  • Agenda e Videoconferência: a agenda e a realização de videoconferência são dois recursos indispensáveis aos funcionários das empresas digitais. Mais do que ter a versão online dos compromissos ou agendamentos de um determinado espaço, com a Agenda do G Suite os usuários podem visualizar a agenda de outros profissionais da equipe e marcar eventos conforme a disponibilidade apresentada.

    O serviço está integrado ao sistema de videoconferência do G Suite, o Hangouts Meet, que permite realizar reuniões e treinamentos de forma prática e ágil. Assim como todo os recursos da Google, a agenda do colaborador também pode ser acessada em qualquer dispositivo móvel à distância.

 

  • Chat: a comunicação é uma das características principais das empresas com maior maturidade digital. Com uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas, os funcionários podem colaborar de forma ativa e prática na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos. Uma das grandes vantagens do Hangouts da Google é a centralização das conversas na mesma plataforma de e-mail e a integração com outras ferramentas, como o Hangouts Meet e Agenda.        

 

  • Formulários, apresentações, documentos e planilhas: estes recursos são usados constantemente na elaboração de projetos, controle e coleta de dados. Para garantir o máximo de colaboração entre as equipes, tais ferramentas devem estar integradas e disponíveis na nuvem como no caso do G Suite. Além de vários usuários poderem trabalhar em mesmo arquivo ao mesmo tempo, todos os documentos ficam armazenados com sistemas de segurança avançados, que protegem a organização contra ataques e perdas de arquivos.

 

Essas e outras ferramentas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades digitais dos colaboradores e para promover a transformação nas empresas. Para estruturar e otimizar o planejamento estratégico do negócio, os gestores e líderes organizacionais podem contar com especialistas em ferramentas e negócios digitais, como a Qi Network, parceira Premier da Google no Brasil. Entre em contato agora mesmo e saiba como implementar as ferramentas essenciais para o crescimento do seu negócio.