2016 foi um ano incrível! O G Suite passou a se chamar G Suite, e com ele, a Google trouxe uma série de novos recursos e atualizações que estão ajudando empresas a trabalhar de forma mais produtiva e eficiente. Confira neste post, uma retrospectiva com as principais atualizações do G Suite em 2016!

Use a inteligência artificial para tornar o seu trabalho mais eficiente

Nesse ano, a Google criou recursos de inteligência artificial para o G Suite, lançando a ferramenta Explorar em Documentos, Planilhas e Apresentações. Agora você pode fazer perguntas sobre os dados da sua planilha e obter respostas sem precisar criar fórmulas para isso. O Google Docs pode recomendar conteúdo da web, como fotos e textos, relacionados ao seu documento. E o Google Slides pode sugerir layouts automaticamente de acordo com o conteúdo inserido na sua apresentação.

Atribua tarefas em seus documentos

As vezes, determinar prazos e atividades em um projeto que envolve muitas pessoas pode não ser uma tarefa muito fácil. Por isso, o G Suite passou a contar com a possibilidade de atribuir ações em documentos e planilhas. Dessa forma, colaboradores podem ser notificados por email e ver o que lhes foi atribuído nos documentos.

Use formulários inteligentes

Em 2016, o Google Forms passou a ajudar os usuários na formulação de questões. O aplicativo é capaz de prever o tipo de pergunta que você está formulando e sugerir opções de resposta automaticamente. Com isso você pode economizar aproximadamente 25% de tempo gasto ao criar um formulário.

Pesquise como você fala

Pesquisar no Google Drive ficou ainda mais fácil. Agora, você pode digitar frases como se estivesse pedindo para um pessoa encontrar arquivos e documentos na nuvem. Por exemplo: “Encontre a planilha de orçamento de dezembro passado” ou “Mostre-me as apresentações do Pedro”. Assim, o Drive vai entender o que você busca e apresentar resultados de pesquisa específicos. A interpretação vai melhorando, isto é, ficando cada vez mais “inteligente” na medida que você faz novas pesquisas de arquivos.

Dê adeus aos arquivos duplicados no Drive

Agora, o Drive permite fazer o upload de um arquivo sobre outro na mesma pasta e as versões anteriores ficam armazenadas no histórico de revisões. Até então, você ficava com vários arquivos de mesmo nome gravados na mesma pasta, dificultando a localização da última versão.

Aproveite melhor suas viagens com o Google Trips

Também em 2016, a Google lançou o aplicativo Google Trips para auxiliar você nas viagens. Ele é parecido com um guia de bolso, mas totalmente personalizado e digital. Cada viagem que você planeja contém informações como roteiro, reservas, passagens, locais turísticos, dicas para comer e beber e tudo que você precisa ao seu alcance.

Faça reuniões mais interativas com o Jamboard

Em outubro, a Google anunciou o lançamento do Jamboard, um quadro digital colaborativo que facilita a forma como a sua equipe compartilha ideias em tempo real. O quadro branco agora está na nuvem e seu lançamento está previsto para o início de 2017!

O que achou das principais novidades do G Suite em 2016? Qual a sua favorita? Aproveitamos para desejar um feliz 2017 a todos os leitores do blog!

Leia também: