Publicado em 27 setembro 2018

Com as demandas crescentes do setor de tecnologia e inovação, tendo em vista os processos de digitalização nas instituições tradicionais, os gestores de TI e líderes CIOs têm assumido novas responsabilidades e ações que exigem habilidades específicas, como comunicação e motivação das equipes. Além de garantir o pleno funcionamento de softwares e hardwares, otimizar processos e executar atividades operacionais, os CIOs também são responsáveis por gerenciar pessoas.


Para a maioria dos gestores de TI este é um desafio tão ou mais complexo do que operar sistemas ou reduzir custos. Isso porque a formação e a carreira que conduzem os profissionais à liderança envolvem pouco contato com estratégias de negócios ou gestão de equipes. De fato, o atual momento de transição nas organizações rumo à maturidade digital tem redefinido o papel dos gestores de TI, bem como as habilidades necessárias para incentivar a inovação nas empresas.


De acordo com a Pesquisa CIO Global da Deloitte de 2018, uma das responsabilidades dos gerentes e líderes de TI é envolver colaboradores e clientes para impulsionar novos modelos de negócios. Na prática, os gestores de TI devem  buscar meios de engajar os funcionários, otimizar tarefas e fortalecer uma cultura organizacional digital, por meio de novas tecnologias e ferramentas como do G Suite.



Neste artigo vamos abordar como os gestores de TI podem aproveitar os recursos do G Suite para executar tarefas, aprimorar a comunicação e o relacionamento com os funcionários. Confira!

 

Ferramentas essenciais do G Suite para gestores de TI

 

A gestão de equipes digitais, e especificamente do setor de TI, exige a execução de estratégias que promovam uma maior integração e colaboração entre os funcionários. Para potencializar o uso de instrumentos digitais no controle de metas, extração de dados e elaboração de projetos complexos, as equipes devem estar munidas de instrumentos que melhorem a comunicação e viabilizem a realização de atividades de forma ágil e segura.   

Com a plataforma em nuvem do G Suite, os colaboradores ganham tempo, mobilidade e autonomia para criar documentos, elaborar projetos, realizar capacitações e dialogar com líderes e demais funcionários. Tais serviços permitem que os trabalhadores tenham maior liberdade no momento de implementar novos projetos e realizar ações em conjunto com outros profissionais.

Diferente de outros sistemas de criação de texto ou aplicativos de conversação, os instrumentos do G Suite integram inúmeras funcionalidades em uma única plataforma online, garantindo o máximo de eficiência na execução de projetos. Ao invés de operar vários programas separadamente, o G Suite permite que em uma única plataforma o colaborador tenha acesso a vários recursos, como:

 

  • Hangouts: a ferramenta de comunicação do G Suite é integrada ao e-mail e funciona como um chat entre as equipes. O Hangouts facilita a interação e torna a troca de mensagens um processo mais prático e rápido, agilizando a resolução de problemas e execução de projetos.  Em vez de se deslocar fisicamente, encaminhar um e-mail ou mensagem por outro aplicativo em redes sociais, o gestor de TI pode estabelecer o contato rapidamente pela ferramenta.   
  • Videochamadas: esse recurso permite que os colaboradores realizem treinamentos e reuniões a distância – o que significa aumentar a cooperação e a comunicação entre os membros das equipes. Com as videochamadas, os gestores de TI ganham mobilidade para participar dos eventos e reuniões da organização, mesmo que estejam fora da empresa ou viajando.
  • Documentos e apresentações: a criação de relatórios, apresentações ou arquivos de texto passa a ser coletiva com o uso do G Suite. Vários funcionários podem editar ao mesmo tempo um documento, incluindo comentários e sugestões para alterações. Além de ser um processo extremamente seguro, os gestores de TI podem controlar melhor as atividades e dar contribuições ao desenvolvimento de projetos com mais eficiência.
  • Formulários: o desenvolvimento de formulários digitais pode otimizar a tomada de decisões e avaliação de resultados dos gestores de TI. Por meio dessa ferramenta é possível encaminhar questionários e enquetes específicas sobre os projetos e ações desenvolvidas.

 

Os gestores de TI podem combinar as diferentes funções de cada uma das ferramentas citadas acima para otimizar o controle de atividades e administrar as demandas executadas pelos funcionários – sem ter de adquirir um software específico para isso. O G Suite permite que tanto os colaboradores quanto os gestores efetuem suas atividades de forma ágil e segura.

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