Publicado em 6 junho 2017

cloud computing tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo adotada por empresas dos mais diversos segmentos ao redor do mundo. Suas soluções têm tornado os serviços de TI mais eficientes, automatizados e seguros.

O Google não poderia ficar de fora de um cenário tão promissor, não é verdade? Por isso, a Google Cloud Platform vem ganhando destaque por causa de suas aplicações de alto desempenho, que são capazes de melhorar a produtividade das empresas e torná-las mais competitivas.

Se você não sabe como a Google Cloud Platform pode ser aplicada efetivamente em seu negócio ou quais são seus benefícios, continue a leitura do artigo para conhecer!

O que é Google Cloud Platform?

Altamente capacitada a realizar diversos serviços pautados na nuvem de forma segura, intuitiva, confiável e com alto desempenho, a Google Cloud Platform é a plataforma de cloud computing do Google.

Nela, muitos serviços recebem otimizações de desenvolvimento e melhores recursos, como, por exemplo, os web apps que podem contar um back-end escalável e mais bem estruturado.

Aplicações baseadas na virtualização têm sua capacidade de gerenciamento ampliada. Soluções personalizadas em cloud storage também são beneficiadas pela plataforma de cloud, recebendo capacidade de armazenamento mais segura e confiável.

Até mesmo as ferramentas de Machine Learning e Big Data colhem os frutos dessa plataforma, oferecendo uma redução de custos interessante para as empresas, já que os servidores do Google disponibilizam uma ótima relação custo-benefício em sua infraestrutura.

Quais são os benefícios da Google Cloud Platform?

A plataforma de cloud computing do Google permite que as empresas aumentem sua produtividade e tornem-se mais competitivas. Isso acontece por conta da agilidade dos serviços oferecidos, que ajudam a organizar a rotina operacional e, assim, permitem que a equipe produza mais em menos tempo.

Além disso a equipe de TI pode dedicar sua atenção a processos críticos, já que a plataforma otimiza toda a infraestrutura de cloud, gerencia redes e realiza backups seguros e inteligentes.

Dentre os benefícios que podemos citar resumidamente, estão:

  • redução de custos a médio e longo prazo;
  • maior escalabilidade e redução do tempo necessário para desenvolver tarefas operacionais cotidianas;
  • rápida resposta às mudanças no mercado;
  • desenvolvimento de aplicações de forma mais ágil;
  • suporte a Linux e Windows;
  • customização de máquinas em nível máximo;
  • grande disponibilidade de soluções para problemas;
  • otimização dos níveis de segurança de dados;
  • preços competitivos.

Antes de prosseguirmos, é preciso lembrar que, para usar a nuvem corretamente e usufruir de seus benefícios para a operação, é necessário investir em treinamentos especializados ofertados às empresas.

Quais serviços são oferecidos pela Google Cloud Platform?

Para aproveitar o máximo que a plataforma de cloud computing tem a oferecer, a equipe deve explorar seus recursos que oferecem soluções práticas e inovadoras, como:

Google App Engine

Trata-se de um segmento da plataforma que permite aos desenvolvedores o acesso à hospedagens escalonáveis do Google, já que as ferramentas de desenvolvimento de softwares (SDK) podem ser usadas para criar a partir do próprio App Engine.

Google Compute Engine

O serviço permite aos usuários (humanos ou virtuais) a hospedagem de workloads.

Google Container Engine

Segmento da plataforma voltado para a gestão de containers dockers executados dentro da própria cloud do Google.

O Container Engine é pautado na tecnologia container Google Kubernets.

Google Cloud Storage

Projetada especificamente para o armazenamento de grandes volumes de dados e não estruturados, a Cloud Storage permite ao usuário diversas opções de armazenamento de banco de dados, como Cloud SQL para fully-relational MySQL, Cloud Datastore para NoSQL, além de armazenamento não relacional e muito mais.

Vale ressaltar que os gestores, gerentes e dirigentes da empresa devem implementar a cultura de imersão na Google Cloud Platform e seus recursos para incentivar toda a equipe de TI a adotar as melhores práticas para a operação.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe-o nas suas redes sociais e espalhe as informações para seus amigos e colegas de trabalho!

QI_CTA_eBook19_GSuiteBusinessEnterprise