Publicado em 14 janeiro 2019

O cenário da transformação digital no Brasil é tanto promissor quanto desafiador: cada vez mais surgem novas tecnologias e modelos de negócios que têm impactado os diferentes segmentos do mercado, exigindo mudanças rápidas das organizações. Em todo o país empresas tradicionais têm buscado ferramentas e novos formatos de gestão organizacional para modernizar processos e otimizar recursos. É o caso de diversos empreendimentos da região de Belo Horizonte que têm investido em sistemas em nuvem para reduzir custos e ampliar a vantagem competitiva dos negócios.

Em 2018, o estado de Minas Gerais foi considerado o segundo maior polo de inovação do país. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a região conta atualmente com 12% das startups nacionais. O surgimento e a consolidação desse modelo de negócio, com alto potencial de crescimento e que utilizam tecnologias escaláveis, acaba gerando mudanças em outras empresas. Assim, mais do que nunca, as organizações tradicionais devem investir em ferramentas e novos processos de gestão para impulsionar a transformação digital e manter a competitividade de mercado.

Para alcançar a maturidade digital e todos os benefícios decorrentes da automação e adaptação de processos com ferramentas digitais, algumas instituições de Minas Gerais, como o Hospital Mater Dei, o Hospital Felício Rocho, o Grupo Seculus, o Supermix, a Drogaria Araujo, o Minas Tênis Clube e a Sucesu Minas investiram nas soluções em nuvem da Google. A tecnologia amplia a mobilidade dos colaboradores, facilita a cooperação entre as equipes,  dá maior segurança no armazenamento e produção de arquivos.

De acordo com o estudo da Deloitte “Insights sobre Transformação Digital e Oportunidades para TICs no Brasil”, o investimento em soluções em nuvem é uma das prioridades para acelerar o desenvolvimento digital das empresas públicas e privadas no país.

Confira nesse artigo, como empresas de BH têm sido transformadas pela adoção de ferramentas em nuvem!

Empresas mineiras inovam com tecnologia em nuvem

Para aumentar a produtividade dos seus colaboradores e oferecer melhores serviços aos seus clientes e associados, uma instituição mineira que resolveu inovar foi o Minas Tênis Clube. Em dezembro de 2017, o clube implementou mais de 700 licenças do G Suite. O processo foi realizado em duas fases: a primeira em novembro de 2017, quando mais de 100 licenças foram integradas no clube, envolvendo membros estratégicos da gestão e presidência; e a segunda em dezembro do mesmo ano, quando foram disponibilizadas as soluções digitais para área educacional, recursos humanos, coordenadores esportivos e atletas. Ao todo, 768 usuários têm utilizado as soluções da gigante norte-americana, implementadas pela Qi Network.

Fundado há mais de 80 anos, o Minas Tênis Clube é uma organização tradicional que tem se destacado no segmento pela busca constante por inovação. “Nosso principal objetivo com essa parceria é surfar na onda da transformação digital e da inovação para aumentar a performance dos nossos colaboradores, além de melhorar ainda mais o relacionamento com nossos associados e ter redução de custos, no intuito de fazer nossas ações com agilidade e da melhor forma possível” indicou o gerente administrativo Marcelo Campolina.

Outro empreendimento mineiro que apostou nas ferramentas em nuvem do Google para obter o máximo de colaboração entre as equipes foi a Sucesu Minas, que atua no mercado de TI e Telecom. Em parceria com a Qi Network, o órgão implantou a plataforma do G Suite em novembro de 2017.

Para Harlen Duque, vice-presidente executivo da Sucesu Minas, a parceria com a Qi Network é importante, pois destaca a busca da entidade por inovação contínua. “É extremamente importante essa parceria estratégica com a Google e seus principais parceiros, como é o caso da Qi Network, porque a Sucesu Minas e seus associados poderão ter acesso às soluções digitais criadas pela Google e a plataforma de certificação, que será compartilhada futuramente através do portal de Educação à Distância que a entidade mantém em seu portal institucional”, destacou Harlen.

Transição facilitada para o G Suite com a Qi Network impulsiona a inovação nas empresas

Um dos principais desafios para grandes organizações e redes empresariais é implantar novos processos de trabalho e sistemas digitais, tanto pelas mudanças na cultura organizacional quanto pelo desenvolvimento de estratégias para negócios de grande porte. Com o apoio de especialistas como da Qi Network, uma das maiores parceiras Premier da Google no Brasil, essa transição ocorre de maneira ágil, suave e descomplicada.

Em Minas Gerais, uma grande rede de farmácias com mais de 7 mil funcionários e 160 lojas na região metropolitana de Belo Horizonte e em diversas cidades do estado, resolveu investir nas ferramentas da Google com o apoio da Qi Network. Em setembro de 2017, a rede Drogaria Araujo adotou aproximadamente 1600 licenças do G Suite. Na prática, os inúmeros recursos da plataforma geram redução de custos, otimização dos fluxos de trabalho, ampliação da produtividade e colaboração entre as equipes.

Um aspecto que contribui ainda mais para a transição para o G Suite, mesmo em empresas de grande porte, é a familiaridade no uso das ferramentas da Google. Cada vez mais pessoas utilizam os recursos do G Suite,  principalmente os jovens da Geração Millennial, em dispositivos móveis e em projetos pessoais, tanto pelo design intuitivo quanto pela segurança do armazenamento em nuvem. Com isso, a adoção do sistema em nuvem no ambiente de trabalho acaba se tornando natural aos colaboradores, que já estão acostumados com a plataforma.

O diretor de TI Pedro Silva da Drogaria Araújo, conta que esse fator foi fundamental para optarem pela mudança de tecnologia. “Já conhecíamos os aplicativos da Google e fizemos uma análise sobre as soluções existentes. Optamos pelas ferramentas do G Suite, que nos satisfazem tanto em termos de agilidade quanto de facilidade no aprendizado e baixo investimento”, comentou Silva.

Para o gerente administrativo do Minas Tênis Clube Marcelo Campolina o conhecimento prévio das ferramentas da Google – seja no desktop ou na plataforma mobile – facilita a curva de aprendizado dos colaboradores. “Para nós, a computação em nuvem é uma consequência natural da evolução da nossa organização. Entendemos que um dos diferenciais competitivos é o uso das ferramentas de forma integrada e compartilhada, para aumentar a produtividade e o valor para os associados. Queremos ser um exemplo em BH, um case de sucesso da Google. As licenças que já foram integradas estão gerando um impacto muito positivo. Ter uma ferramenta estável, confiável, de alto grau de inovação em relação ao que se tinha anteriormente é positivo. E ter o apoio de uma empresa que é referência para a Google, como a Qi Network, é melhor ainda”, detalhou Marcelo.

G Suite amplia competitividade e potencializa o crescimento dos negócios

Uma das principais vantagens da digitalização das empresas é a automação de processos, que resulta na otimização de recursos financeiros e alocação dos profissionais para atividades mais estratégicas para o negócio. Com isso também, os colaboradores têm mais liberdade e agilidade para desenvolver soluções inovadoras, que ampliam a competitividade do mercado. Trabalhar melhor e de forma colaborativa é o primeiro passo para as organizações rumo a transformação digital.

Para dar início ao processo de inovação nas empresas, é muito importante contar com parceiros estratégicos que possam dar todo o suporte técnico necessário para impulsionar o desenvolvimento de uma nova cultura organizacional. Com o apoio de especialistas, como os profissionais da Qi Network, os gestores e líderes empresariais podem definir um planejamento voltado às necessidades do negócio e acelerar a transição para os sistemas digitais em nuvem e outros tecnologias exponenciais.

Confira abaixo o depoimento de Gabriel Carvalho, Executivo de Contas Google Cloud, falando sobre como a parceria com a Qi Network tem ajudado empresas de Minas Gerais a alcançar sucesso nos projetos de Transformação Digital usando o G Suite.

Entre em contato agora mesmo e saiba como se tornar uma empresa digital de sucesso!

Esse artigo foi publicado originalmente em 28 de março de 2018.