Publicado em 16 julho 2020

Agilidade e praticidade estão entre os principais objetivos de qualquer empresa. A tecnologia, cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, seja para uso pessoal ou profissional, tem mudado a forma como lidamos com o tempo. As necessidades passaram a ser muito mais urgentes e, é claro, fez aumentar a exigência quanto à facilidade de acesso também. Nesse sentido, a modernização da infraestrutura de TI é algo que as empresas precisam sempre focar.


No entanto, grande parte das organizações brasileiras não está com a infraestrutura de TI preparada para a transformação digital, como mostrou um estudo da IDC Brasil. O patamar de adequação da infraestrutura de TI das empresas, em uma escala de 0 a 100, foi apontado como pouco acima de 40%. Dessa forma, percebe-se a urgente necessidade de as empresas investirem na modernização da infraestrutura de TI. Do contrário, estão fadadas a serem naturalmente excluídas do mercado, uma vez que colaboradores e clientes têm rapidamente rejeitado empresas que não se adequam ao âmbito tecnológico.

Mais do se adequar às exigências do mercado, ao investir na modernização da infraestrutura de TI, as empresas potencializam seus resultados. Afinal, otimizam processos e abrem espaço para a inovação, construindo um ambiente favorável às novas ideias.

É sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Você sabe como a modernização da infraestrutura de TI pode contribuir para otimizar processos e impulsionar a inovação na sua empresa? Continue a leitura e fique por dentro.

Modernização de infraestrutura de TI: por onde começar?

Muitos caminhos podem ser considerados para modernizar a infraestrutura de TI da sua empresa. No entanto, um aspecto deve receber maior atenção em um primeiro momento: a migração da infraestrutura de TI para a nuvem.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Gartner em 2019, 70% das empresas devem utilizar infraestrutura cloud como estratégia de negócio até 2022. Prova de que esse certamente é o caminho mais eficiente e mais seguro para essa modernização.

No entanto, ainda são muitos os bloqueios que as empresas colocam como empecilhos para migrar para a nuvem. O principal deles é o receio quanto à segurança. Há gestores que ainda acreditam que é mais seguro manter e criar arquivos em um servidor físico. Mas, mesmo que a empresa conte com computadores de última geração, ainda corre riscos de erros, ataques cibernéticos e problemas de infraestrutura, como acidentes e panes de energia.

Diferente disso, sistemas em nuvem são muito mais seguros do que servidores físicos. A tecnologia garante o armazenamento seguro de arquivos na internet, com recursos avançados de criptografia, bloqueio contra invasores e sistema de recuperação de dados

Além disso, com ferramentas funcionando na nuvem, os colaboradores têm maior mobilidade para acessar e produzir documentos, trabalhar com outros profissionais no desenvolvimento de projetos simultaneamente, independente da máquina ou do dispositivo utilizado, e isso de forma totalmente segura.

Conheça a seguir, mais algumas vantagens da migração para a infraestrutura de TI na nuvem.

Por que a mudança para a nuvem é benéfica?

Confiabilidade

A segurança dos processos e do armazenamento de dados passa a ser ampliada pelos sistemas de segurança avançados da nuvem, levando as empresas a correrem menos riscos de ataques virtuais. O que garante essa confiabilidade são as políticas e as práticas de segurança de dados, responsáveis por um rigoroso controle de acesso e proteção dos dados armazenados em nuvem. Além dessa proteção, a infraestrutura de TI na nuvem minimiza os riscos de ataques por meio de diversas outras ferramentas que podem ser utilizadas, como firewall, antivírus, VPN, entre outras.

Compliance

A infraestrutura de TI na nuvem contribui para as empresas estarem em compliance com as normas do segmento, o que é um grande diferencial de mercado. Ao proporcionar grande melhoria nos processos de backup, por exemplo, as empresas têm mais controle e possibilidade de se adequarem às exigências das auditorias.

Estratégia

É fato que uma empresa que conta com infraestrutura de TI na nuvem tem mais chances de ter uma equipe focada em estratégia. Isso porque, como os processos são otimizados, os profissionais não precisam se dedicar a tarefas operacionais e repetitivas, podendo focar em questões mais estratégicas para a empresa, impulsionando a inovação.

Redução de custos

Com a infraestrutura de TI na nuvem, a empresa é capaz de reduzir custos de backup e de infraestrutura local. Manter data centers físicos exige um investimento muito alto. Afinal, são necessários hardwares modernos, softwares atualizados e toda uma infraestrutura adequada, que são eliminados ao investir em soluções na nuvem.

Na nuvem, é preciso pagar apenas pelos recursos utilizados pelo negócio, representando uma enorme economia para a empresa. Também deixam de ser necessários parte dos custos relacionados às equipes de TI, uma vez que, se fosse para manter um ambiente próprio, a empresa precisaria contar com profissionais especializados em diversos setores.

Escalabilidade

Empresas que optam pela infraestrutura de TI na nuvem podem aumentar suas transações, número de usuários e processos sem nenhuma dificuldade. As ferramentas em nuvem acompanham as demandas da instituição em tempo real, flexibilizando o aumento ou a redução do espaço para armazenar os dados.

Ou seja, como os serviços em nuvem podem ser contratados sob demanda, as empresas avaliam a necessidade e contratam apenas o necessário para o andamento do negócio naquele momento. Sentindo a necessidade de aumentar ou diminuir os recursos contratados, basta fazer a alteração por meio de um painel de controle, de forma simples e prática.

Mobilidade

A mobilidade é uma das mais notáveis vantagens da infraestrutura de TI na nuvem. Com todas as ferramentas necessárias disponíveis pela internet, a equipe pode trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e simultaneamente em um mesmo documento. Assim, as tarefas podem ser executadas com mais facilidade e agilidade, contribuindo para que o negócio se torne mais competitivo.

Disponibilidade

Outra grande vantagem da infraestrutura de TI na nuvem é a alta disponibilidade. Essa característica garante que o ambiente esteja disponível para o acesso em mais de 99% do tempo.

Para atingir essa alta disponibilidade em um servidor on premises (dentro da empresa), é necessário manter a redundância de todo o ambiente, o que requer um grande investimento em infraestrutura. Mas, com os servidores em nuvem, as empresas que oferecem os serviços de nuvem garantem a disponibilidade do data center.

Como a modernização de infraestrutura de TI contribui para a inovação?

O uso da infraestrutura de TI na nuvem tem servido de base para a inovação em empresas de diversos segmentos, sendo responsável por inúmeras iniciativas e por gerar grande ruptura em relação ao comportamento do consumidor.

Uber, Airbnb, iFood e Netflix são alguns dos exemplos de empresas que aproveitaram a infraestrutura de TI baseada em nuvem para inovar, transformando completamente a relação dos consumidores com serviços antes usufruídos apenas de maneira tradicional.

Portanto, por ser a base da transformação digital nas empresas, a adoção da infraestrutura de TI na nuvem tem sido responsável pelo aumento da produtividade das equipes e por novas oportunidades de negócios, considerando o novo perfil dos consumidores, mais conectados e mais exigentes.

Dessa forma, com uma infraestrutura de TI na nuvem, as empresas podem inovar nos modelos de negócios, que exigem uma infra com maior flexibilidade e elasticidade.

A infraestrutura de TI na nuvem também tem sido fundamental para a otimização de processos na indústria 4.0. Toda a cadeia produtiva tem tecnologia envolvida, já que, não havendo mais a gestão da infraestrutura local, os profissionais de TI estão livres para trabalhar estrategicamente em iniciativas para o negócio.

Outra importante vantagem do ponto de vista da inovação é a possibilidade de tomar decisões mais assertivas, aproveitando o poder de processamento da nuvem para utilizar tecnologias como Business Intelligence e Big Data.

E, então, agora sente mais confiança em adotar a nuvem na sua empresa? Para saber mais sobre assunto, sugerimos a leitura deste conteúdo: Infraestrutura de TI: o inevitável caminho para a nuvem.